sábado, 6 de março de 2010

Outra realidade...


Hoje foi um dia muito cansativo, daqueles que a gente não quer acordar e nem tem disposição de fazer nada... essa semana foi assim, cheia de coisas acontecendo ao mesmo tempo e essas coisas mesmo pequenas são muito chatas... acho que o que cooperou foi o fato de eu ter sido muito confrontada pelas aulas da EMU, e ser confrontada não é fácil, apesar de ser muito bom!
Só que hoje, estavam marcadas três programações diferentes na escola, foram divididas três equipes: uma que iria fazer um trabalho com crianças na Estrutural, uma que iria fazer uma pesquisa aqui mesmo no NRCS, e uma que iria pro Gama a noite, no trabalho com as tribos urbanas. Coloquei meu nome pra ir na Estrutural e no Gama. E, saímos a tarde, eu me caracterizei de boneca pra animar as crianças e entregar uns doces, e o restante do pessoal praparou danças, brincadeiras, malabarismos, enfim... muitas coisas... mas fomos surpreendidos pela chuva, que não permitiu nosso trabalho... e o engraçado é que, já fiz trabalhos lá várias vezes, mas nunca tinha entrado lá dentro de verdade e fiquei muito chocada com a realidade de muitas pessoas que vivem lá. Falta saneamento básico, falta asfalto, falta laser (nós vimos um grupo de rapazes jogando bola ao lado do lixão), crianças nas ruas em meio a lama de esgoto... uma vida sem dignidade mesmo pra muitos ali. Fiquei revoltada sabe, e pensando, como pode as coisas serem assim na capital do Brasil, como pode Brasília ser uma cidade tão bonita, tão rica, o lugar onde mora o presidente da república, onde fica o congresso e o senado federal...e nesse mesmo ambiente pouco mais distante...uma realidade tão indigna! É lamentável!
Ter ido lá também me deu muita esperança de poder fazer alguma coisa, estamos começando agora um trabalho lá, e acho que temos percorrido o caminho certo. É um desafio, mas um desafio que vale a pena!
Acabou que nem fui no gama, mas valeu a pena ter feito parte dessa equipe que foi hoje lá na Estrutural, mesmo não fazendo nada, o fato de ter conhecido levou minha imaginação longe mesmo e eu pensei sobre como posso participar, como posso fazer pra ajudar de alguma forma... tem muita coisa pra fazer lá, e espaço pra todos que quiserem ajudar e se envolver.
Bom, era isso que eu queria falar hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário